Como tingir cabelos na gravidez...

em sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Uma das principais dúvidas durante a gestação é se grávidas podem ou não tingir os cabelos e como fazer para mantê-los bonitos sem prejudicar o bebê, já que a maioria dos tratamentos existentes utiliza produtos químicos na sua composição.
Tingir?
Por segurança, a maioria dos ginecologistas recomenda que gestantes evitem o uso de tinturas ou produtos durante a gestação, uma vez que a maioria desses produtos apresenta substâncias como amônia, chumbo, iodo e benzeno, que entram na corrente sanguínea através do couro cabeludo e podem causar intoxicação no bebê.
O mais recomendável é que, antes de engravidar, o cabelo seja pintado em um tom mais próximo possível ao natural, evitando assim que as raízes fiquem diferentes do restante do cabelo, conforme os fios forem crescendo. Mas se você já está grávida e a raiz escura já aparece nos seus cabelos tingidos, não precisa entrar em pânico. Existem alternativas naturais para manter a coloração do seu cabelo sem colocar em risco a saúde do seu bebê.
As mais indicadas são as colorações à base de Henna 100% natural ou xampus tonalizantes, que devem ser aplicadas a partir do segundo trimestre da gestação, quando o bebê já passou pela fase de formação de tecidos e órgãos. Entretanto, o ideal é consultar seu médico, que poderá autorizar ou recomendar o melhor período, de acordo com a sua gestação.
Açafrão, Café, Cravo da Índia, Henna, Camomila
Para obter outras cores, além da vermelha (cor natural do produto) é necessária a adição de outros corantes naturais, como café, cravo-da-índia para castanho-escuro ou flor de açafrão e extrato de flor de camomila para os tons loiros.
Se você ficou curiosa sobre como usar Henna para tingir o cabelo, preparamos um tutorial, ensinando passo-a-passo como renovar a coloração do seu cabelo, deixando-a ainda mais bela nessa fase da vida, utilizando a Henna em pó.

Você vai precisar de:
  • Um recipiente ou tigela;
  • Água ou suco de limão quente;
  • Pincel para cabelo ou pente;
  • Luvas;
  • Toalha ou pano grande;
  • Henna em pó.
Foto: http://migre.me/ScFQPassos:
  1. Despeje no recipiente a Henna em pó, adicione a água ou suco de limão quente e misture. Utilize líquido suficiente para obter uma pasta cremosa. Como a Henna é termoativa, a água precisa estar quente, senão não há a liga.
  2. Ao contrário de outras tinturas, o cabelo deve estar limpo antes da aplicação. Divida os cabelos em quatro partes ou mechas, isso facilitará na aplicação e garantirá que você não esqueceu de tingir algum pedacinho na hora de pintar. Além disso, procure passar uma pomada de silicone na nuca, atrás da orelha e na testa, sem tocar nos fios de seu cabelo, para evitar manchas de tinta na pele.
  3. Com auxilio de um pincel ou pente e utilizando as luvas, aplique a pasta de Henna ao cabelo em seções, começando pela raiz e espalhando-a em direção às pontas.

  4. Como o calor úmido facilita a penetração do princípio ativo, envolva os cabelos com toalha molhada.
  5. Deixe agir por um período entre 20 minutos a 1h. Em média, 30 minutos bastam. No entanto, fique atenta à reação do cabelo, sobretudo na primeira vez, para cessar o processo na hora que os fios atingirem a cor desejada. Quanto mais tempo você deixar a Henna agir, mais a tintura penetrará no cabelo.
  6. Enxágue o cabelo com água morna, aplicando xampu e condicionador, se desejar.
Importante
Assim como em qualquer processo de coloração, é preciso fazer o teste de sensibilidade, aplicando uma leve camada de Henna na parte interna do braço por no mínimo 30 min. Isso auxilia na constatação de possíveis alergias aos componentes da fórmula, caso ocorra alguma reação na pele.
Outro fator muito importante de se observar: alguns fabricantes utilizam pigmentos retirados de ervas, frutas ou plantas que são naturais, outros acrescentam corantes químicos. Por isso, fique atenta às indicações que vem na embalagem quando for comprar o produto. Opte por marcas conhecidas e, se necessário, faça um teste adicionando o pó a água oxigenada: se ferver é sinal de que possui produtos químicos na composição, sendo assim, é recomendável que consulte seu médico a respeito de usar esse produto ou não para tingir.

Dica

Sinta-se à vontade para acrescentar água de flor de laranjeira, água de rosas ou óleos essenciais à sua receita, para deixar seu cabelo mais perfumado!

Viu como é fácil manter os cabelos lindos e na cor que você quer, mesmo na gravidez? É só seguir essas dicas e não vai ter cabelo branco ou raiz escura que resista!