Dietas que viraram modinha: CUIDADO!

em terça-feira, 6 de dezembro de 2011


Dieta da Sopa, dieta dos Sucos, da Lua, do Tipo Sanguíneo, do Dr. Atkins, de South Beach, da USP, do Atum… Você com certeza já deve ter ouvido falar ou até está tentado seguir alguma dessas dietas! São famosas e muito divulgadas por prometerem uma grande perda de peso em pouquíssimo tempo.
Os meios de comunicação de massa (principalmente a Internet) vêm contribuindo para o aparecimento de conceitos inadequados para a busca de um “corpo ideal”. Hoje em dia, muitas pessoas procuram seguir uma dieta de emagrecimento porque desejam uma aparência mais atraente. E esse apelo tem aumentado a veiculação de dietas impróprias e inadequadas do ponto de vista nutricional.
Essas dietas, apesar de proporcionarem um emagrecimento a curto prazo por restrição de calorias, elas dificilmente podem ser mantidas por um longo período de tempo. É aí que está o grande problema: não há uma reeducação alimentar. E sem a mudança de comportamento que a reeducação proporciona, fatalmente a pessoa recuperará o peso perdido podendo, inclusive, ganhar ainda mais! A seguir, falaremos sobre as principais dietas da moda e o que ela pode acarretar à sua saúde
DIETA DO TIPO SANGUÍNEO 
– Característica: dieta criada por um médico americano chamado Peter James D’Adamo. Os alimentos são divididos em 3 categorias: benéfico, neutro e nocivo. As pessoas de sangue “O” seriam caçadoras carnívoras, as de sangue A seriam vegetarianas dóceis, sangue B seriam onívoros e sangue do tipo AB, uma junção das duas últimas.
Aspectos negativos: a dieta não possui comprovação científica quanto a sua eficácia; a dieta restringe grupos alimentares importantes que podem levar a sérias carências nutricionais; não determina quantidade de alimentos, não incentiva a alimentação saudável nem o acompanhamento com profissional; não é adaptada à cultura e realidade da população brasileira.
DIETA DA USP
 - Característica: apesar do nome, essa dieta não tem nenhuma relação com a Universidade de São Paulo. Seus criadores apenas se aproveitaram do nome para dar uma falsa credibilidade à dieta. Ela possui um cardápio padrão de uma semana, sendo repetida uma vez. Deve ser seguida rigorosamente em seus alimentos e horários. Utiliza principalmente carnes e ovos, e frutas e vegetais.
Aspectos negativos: não promove a reeducação alimentar; pode causar dores de cabeça, fraqueza e cansaço devido à restrição de carboidratos; baixa ingestão de vitaminas e minerais; eleva os riscos de doença cardiovascular.
DIETA DOS SUCOS 
– Características: consiste em beber exclusivamente sucos de frutas e hortaliças, podendo também acrescentar as frutas e hortaliças in natura.
Aspectos negativos: não existem evidência científicas que comprovem sua eficácia; a perda de peso que a dieta proporciona é devido à perda de massa muscular; não promove a reeducação alimentar e compromete a vida social da pessoa; baixo valor calórico e baixo teor de proteínas e gorduras, causando cansaço e indisposição, podendo levar o indivíduo à desnutrição energético-proteica.
ATENÇÃO!
É fato que todas essas dietas milagrosas não tem qualquer comprovação científica e, ao contrário do que prometem, podem acarretar problemas de saúde e até resultar em alguns quilinhos extras a longo prazo.É necessário a conscientização de que o emagrecimento acontece com mudanças de hábitos alimentares e de comportamento e que somente com uma avaliação nutricional completa e um acompanhamento por um profissional especializado, o processo de emagrecer e principalmente manter-se magro será saudável e terá sucesso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário