Feminíssima Também é Cultura ... "A evolução da mulher".

em quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Você sabe por que o dia internacional da mulher é comemorado no dia 8 de Março?


Neste dia, no ano de 1857, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque (New York) entraram em greve ocupando a fábrica, reivindicando a redução de sua carga horária de trabalho que ara de 16 horas por dia para 10 horas. Operárias que apesar de trabalharem mais, ganhavam menos de um terço dos salários dos homens. Nesta ocasião acabarão sendo presas dentro da fábrica onde, entretanto, se iniciou um incêndio criminoso e cerca de 130 mulheres morreram queimadas.
Em 1910, numa conferência internacional de mulheres realizada na Dinamarca, foi decidido, em homenagem aquelas mulheres, intitular o dia 8 de março como o dia internacional da mulher. No intuito de chamar atenção para o papel e a dignidade da mulher e mostrar o valor de tal ser humano, dando-lhes oportunidades sociais e revendo preconceitos e limitações que sempre lhe foram impostos.

Preconceitos ainda existem...


Nos anos 60,  a função da mulher era, basicamente, cuidar da casa e dos filhos, submetendo-se totalmente as ordens do marido. O machismo naquela época era tanto que, durante a ditadura militar, uma revista foi censurada poque trazia reportagens especiais sobre as mulheres, tratando de assuntos como saúde, casamento e trabalho, dando uma chance para as mulheres dar sua opinião sobre a realidade da época.
"Naquele tempo eu seria descomungada!"

Por outro lado...

Podemos afirmar que a cada dia deixamos nossa marca na história. Aquelas que não podiam trabalhar, hoje são as chefes. Aquelas que nem se quer tenham direito ao voto, hoje tem uma representante no poder máximo de seu país.
O QUE ELES TEM POR NATUREZA, NÓS CONQUISTAMOS NA GARRA!
#queméosexofragil?




Nenhum comentário:

Postar um comentário